terça-feira, 3 de setembro de 2013

Easy - Capítulo 14


Depois de três meses fora, a casa cheirava engraçado. Como o cachorro... Combinado com a colônia Chanel que mamãe sempre usava, além de alguns outros indefiníveis perfumes que minha mente classificou como casa. Mesmo assim, foi estranho. Eu não pertencia mais inteiramente aqui, e meu corpo sabia.
Eu arrastei meu baixo dentro, ainda aninhado em segurança no seu estojo com rodas de viajar. Sem meus pais e sem Coco, havia pouca razão para movê-lo mais longe do que a sala de estar. Eu coloquei-o contra a parede, onde ficou como outra peça de mobiliário. As luzes da casa estavam marcadas pelo temporizador, uma vez que mamãe e papai já tinham ido embora. Eu decidi deixá-los ir e ficarem fora à vontade, com exceção da iluminação da cozinha e as lâmpadas no meu quarto, que provavelmente não estariam de outra maneira.
Havia comida na despensa e freezer, mas quase nada na geladeira. Meus pais tinham limpado todas as coisas perecíveis antes de sua viagem, não sabendo que eu estava voltando para casa hoje à noite, já que eu nunca disse a eles. Mamãe me mandou um SMS anterior que estavam embarcando em seu avião, acrescentando: “Divirta-se com Selena. Vamos nos ver no mês que vem. Sem nunca ter verificado novamente meus planos, ela de alguma forma, chegou à conclusão que eu estava indo para casa com a minha companheira de quarto.
Eu aqueci uma caixa de lasanha vegetariana orgânica para o jantar, e tirei uma empada de peru do congelador e coloquei na geladeira para o meu almoço de Ação de Graças. Havia meio pacote de salgadinhos no freezer, também, e eu encontrei uma garrafa fechada de coquetel de cranberry na despensa. Coloquei-a na geladeira. Tah-Dah! Ação de graças para um.
Depois de assistir a algumas reprises de comédia, eu desliguei a televisão, deslizei a mesa de centro de nogueira de seu ponto perfeitamente centrado no tapete tibetano feito à mão, e desembalei meu baixo. Improvisando com uma estante de plantas quando eu não conseguia encontrar minha estante para partitura, eu corri para o início de uma peça Prelúdio que eu tinha começado a compor para o meu solo de fim de ano.
A última coisa que eu esperava ouvir enquanto escrevia uma anotação pessoal era a campainha. Eu nunca tive medo de ficar em casa sozinha, mas depois eu nunca tinha estado tão completamente sozinha aqui antes. Eu debati fingir que ninguém estava em casa, mas é claro que quem estava lá me ouviu tocando, e ouviu-me parar. Eu coloquei o baixo de lado e me arrastei até a porta sólida, ficando na ponta dos pés para olhar pelo olho mágico.
Kennedy estava de pé, sorrindo diretamente para mim, iluminado pelo brilho das luzes duplas da varanda. Ele não podia me ver, é claro, mas ele respondeu muitas vezes esta porta e sabia a visão do interior quase tão bem quanto eu. Destravei e abri a porta, mas nada se moveu.
— Kennedy? O que você está fazendo aqui?
Ele olhou para trás e ouviu o silêncio absoluto da casa.
— Os seus pais estão fora?
Eu suspirei.
— Eles não estão aqui.
Ele franziu a testa.
— Não estão aqui esta noite, ou não estão aqui no feriado?
Eu tinha esquecido o quão prontamente Kennedy poderia apontar o que não foi dito. Essa característica provavelmente era responsável pela maior parte das vitórias nos seus debates.
— Eles não estão aqui de qualquer forma, mas por que você está aqui?
Ele se inclinou com um ombro no batente da porta.
— Eu mandei primeiro um SMS, mas você não respondeu. — Eu provavelmente não tinha ouvido o alerta de texto. Pouco podia ser ouvido sobre o som do meu baixo, uma vez que eu comecei a tocar. — Durante o jantar, a mamãe lembrou-me de ter a certeza de que eu pegue você antes da 13h00min, e sim, isso significa que eu nunca disse a eles que terminamos. Comecei esta noite, e então eu pensei que poderia ter um refúgio com Evelyn e Trento. Onde eles estão afinal?
Eu ignorei sua pergunta. Eu não pude deixar de notar que ele disse que terminamos como se o nosso rompimento foi uma decisão mútua. Como se eu não tivesse sido a idiota pega de surpresa na equação.
— Você quer que eu vá para o almoço de Ação de Graças e finja que está tudo bem, só assim você não tem que contar a seus pais que terminamos?
Ele sorriu apenas o suficiente para fazer a covinha aparecer.
— Eu não sou esse grande covarde. Eu posso dizer-lhes, se quiser, e dizer que eu te convidei para vir como uma amiga. Mas não temos que revelar qualquer coisa a eles, se você não quiser. Confie em mim, eles são muito esquecidos para pegar qualquer coisa. Meu irmão pequeno teve o hábito de fumar maconha por mais de um ano, festejou tanto que ele ia deixar a maior parte da irmandade com vergonha, e eles não têm ideia.
— Você não está preocupado com ele?
Ele deu de ombros.
— Suas notas ainda são decentes. Ele está apenas entediado. Além disso, ele não é meu filho.
— Mas ele é seu irmão mais novo. — Eu só entendia relacionamentos entre irmãos na teoria, já que eu nunca tinha tido um, mas eu assumi que a lógica ditaria algum senso de responsabilidade. Kennedy parecia sentir nenhum.
— Ele não ouviria nada do que eu tenho a dizer.
— Como você sabe? — Eu pressionei.
Ele suspirou.
— Eu não sei. Talvez porque ele nunca ouve. Vamos lá. Venha amanhã. Eu vou buscá-la logo antes das 13h00min. Vai ser melhor do que... Qualquer coisa que seja congelada que você tinha planejado para microondas?
Revirei os olhos e ele riu.
— Eu ainda não entendo por que você não disse a eles. Já faz mais de um mês.
Ele deu de ombros novamente.
— Eu não sei. Talvez porque eu sei o quanto minha família te ama. — Isso foi besteira. Eu levantei uma sobrancelha para e ele riu. — Ok, bem, eles estavam acostumados com você, acostumados a nós. Eu acho que você disse a seus pais?
Eu enrolei meus dedos dos pés no chão de mármore frio, o frio do lado de fora penetrando na entrada.
— Eu disse à mamãe. Eu suponho que ela disse a meu pai. Pareciam vagamente irritados, embora eu não saiba se o aborrecimento foi dirigido a você por terminar comigo ou por eu não ter conseguido segurar você. — Eu queria me beliscar pelas palavras desanimadas que fez soar como se eu estivesse ansiando por ele.
Na realidade, minha mãe e eu tínhamos revisto a briga que tivemos quando eu disse a ela meus planos para a faculdade. Ela não tinha aprovado, alegando que as garotas inteligentes forjam seus próprios caminhos educacionais, não seguem seus namorados do ensino médio para a faculdade. “Mas faça o que quiser. Você sempre faz, ela disse, me seguindo até meu quarto. Nós não havíamos discutido novamente até Kennedy romper comigo. “Eu acho que não faz nenhum bem agora salientar que eu estava certa sobre ele, ela suspirou ao telefone. “E sua decisão imprudente de segui-lo até aí.” Sempre que eu parecia ter ganhado um argumento, mamãe diria algo como: “Até os relógios quebrados estão certo duas vezes por dia”.
Eu tinha jogado este pedaço de sabedoria de volta em seu rosto, e, assim como ela tinha quando eu anunciei meus planos para a faculdade, ela deu um suspiro como se eu fosse irremediavelmente ignorante e largou o assunto. Mal ela sabia que, naquele momento, eu concordei com ela completamente, por uma vez. Seguindo o meu namorado para a Estadual foi, possivelmente, a coisa mais estúpida que eu já tinha feito.
Kennedy ficou com os polegares enganchados através do passador de seu cinto, olhar arrependido.
— Eu suponho que você não tenha planos para ter a ceia de Ação de Graças com a família de Dahlia, ou Jillian, ou você já teria dito isso.
Preferindo esperar até que as festividades do feriado acabassem, eu ainda não liguei para meus amigos da escola para que eles soubessem que eu estava em casa. Jillian tinha reprovado da LSU no final do primeiro ano, depois que ela se mudou para casa para treinar para a gestão na Forever 21 e ficou noiva de um cara que conheceu numa joalheria do shopping. Dahlia estava no segundo ano de seu curso de enfermagem em Oklahoma. Nós todos crescemos à parte desde a graduação. Era estranho, sentir-me alheia a cada uma delas agora, quando fomos inseparáveis durante quatro anos de ensino médio.
Recentemente Dahlia teve sua reunião de graduação de enfermagem em um estado vizinho, e Jillian tinha uma listra azul no cabelo, um trabalho de tempo integral e um noivo. Ambas ficaram chocadas quando Kennedy e eu terminamos. Elas estavam entre os primeiros SMS e chamadas, solidarizando ou tentando, mesmo que não tivéssemos estado perto em mais de um ano. Eu esperava que pudéssemos sair e esperava que não discutíssemos de forma repugnante sobre Kennedy.
— Eu não tenho planos com ninguém. Eu pensei que seria bom estar em casa sozinha. — Eu enfatizei a última palavra, olhando para ele.
— Você não pode ficar aqui sozinha na Ação de Graças.
Eu odiava a pena subjacente à sua hipótese, e eu olhei para ele.
— Sim, eu posso.
O verde-escuro de seus olhos examinaram meu rosto.
— Sim, você pode. — Ele concordou. — Mas não há nenhuma razão para que você fique. Podemos ser amigos, certo? Você sempre será importante para mim. Você sabe disso.
Eu então não sabia disso. Mas, se eu dissesse que não, se eu insistisse em ficar na casa dos meus pais sozinha e comer uma empada de peru do microondas na Ação de Graças, isso seria como se eu não pudesse esquecê-lo. Como se estivesse tão danificada que não pudesse estar perto dele.
— Tudo bem. — Eu disse, quase imediatamente lamentando.

***

— Então, você e o pedaço inútil de merda do meu irmão voltaram, ou o quê? — Carter perguntou, em voz baixa.
Se ele não fosse tão grande, Carter teria sido uma cópia carbono de seu irmão mais velho, mesmos olhos verdes e juba de cabelo loiro sujo. Mas enquanto Kennedy era alto e magro, Carter surgiu com a mesma altura, mas com a cintura e músculos de um running back. Tendo o conhecido desde que ele era um magrelo de 14 anos de idade, quando Kennedy ainda se erguia sobre ele, sua transformação foi alucinante. Lembrei-me dele como um garoto quieto e carrancudo, eclipsado por seu irmão mais velho. Ele tinha claramente acabado com aquela fase.
Olhei para trás de nós quando fomos pôr a mesa, aliviada que não havia mais ninguém por perto.
— Não.
Ele seguiu atrás de mim, colocando garfos em cima dos guardanapos que eu dobrava.
— Muito ruim para ele. — Meus olhos se arregalaram um pouco com isso, e quando eu olhei para ele, ele sorriu. — O quê? Qualquer um pode ver que você é muito boa para ele. Então, por que você está aqui?
— Hum, obrigada! É que os meus pais foram para Breckenridge.
Ele recuou, espantado.
— Porra, você está falando sério? E eu pensei que meus pais eram os maiores idiotas nesta cidade!
Eu não podia deixar de sorrir, embora eu reprimi tanto o quanto possível. Carter sempre pareceu próximo ao incontrolável e emocional para o resto de sua lógica e racional família. Eu nunca tinha pensado o tão estranho que ele deve ter se sentido com eles, o filho do meio entre o impetuoso Kennedy e sua irmã mais nova, Reagan, que deu a impressão de que ela tivesse nascido uma contadora de 30 anos de idade.
— Linguagem, Carter. — Kennedy disse, dobrando a esquina.
— Foda-se, Kennedy! — Carter respondeu, sem perder uma batida.
Foi totalmente impossível conter minha reação. Meu queixo estava como pedra na tentativa, mas escapou um pequeno suspiro, que ganhei um grande, sorriso cheio de potência de Carter. Ele piscou para mim antes de se dirigir apressadamente para a cozinha para ajudar sua mãe. Eu pisquei, imaginando que as pobres garotas na minha antiga escola secundária devem entrar em colapso contra os armários quando ele acaba de passar.
Kennedy estava carrancudo.
— O que aconteceu com “ele não é meu filho? — Eu perguntei, colocando a última colher antes de me virar para ele. — É bom para repreendê-lo por falar “porra, mas você lava suas mãos em ajudá-lo chutar um suposto problema com drogas? — Eu definitivamente estava pedindo por isso. Discutir com Kennedy era insuperável.
Ele inclinou a cabeça.
— Bom ponto.
Eu pisquei de novo, pensando que os meninos Moore estavam indo me chocar até a morte na hora que eu sair da cidade.
Grant e Bev Moore foram tão alheios como Kennedy tinha prometido. Eles não pareceram detectar o ar tenso entre seu filho e eu as quatro horas que passei com eles, ou a ausência de nossas habituais demonstrações públicas de afeto. Ele não colocou um braço nas costas da minha cadeira durante a refeição, e embora tenha empurrado a minha cadeira quando me sentei, como ele tinha sido criado para fazer, ele não beijou meu rosto ou pegou minha mão. Quando Reagan com seus acentuados 13 anos de idade estreitou os olhos em nós, eu fingi não perceber seu escrutínio. Carter, claro, riu e flertou comigo escandalosamente, tentando me fazer rir e irritar seu irmão. Ele foi bem sucedido em ambos os casos, enquanto seus pais não discerniram nada.
Não nos tocamos, exceto pela pressão de sua perna contra a minha, Kennedy e eu sentamos lado a lado para ver um jogo de futebol na tela plana de alta definição na parede, que deixou Carter tão furioso que ele levantou-se e amaldiçoou a tela algumas vezes, que sua família inteira, todos os quatro, com calma repreendeu-no. Na segunda vez, ele saiu da sala e se foi por vários minutos. Do jeito que ele flexionou sua mão quando ele voltou, eu tive a sensação de que ele foi para o seu quarto bater em alguma coisa.
Assim quando Kennedy entrou no estacionamento da minha casa para me deixar, eu pulei para fora do carro, agradecendo-lhe por me convidar e deixando claro que eu ia para dentro sozinha. Ele sorriu com força.
— Deveríamos sair sábado. Eu vou te ligar. — Felizmente, ele não fez nenhum movimento para sair do carro.
Como se ele não tivesse sugerido nada, agradeci-lhe novamente e disse adeus. Uma vez dentro, eu o observei de uma janela com cortinas. Ele olhando pensativamente para a porta da frente fechada por um minuto antes de arrancar o telefone e ligar para alguém quando ele se afastou dirigindo.

***

Depois de fazer planos para sexta-feira à noite com Dahlia e Jillian, eu pratiquei meu baixo na sala de estar até a lâmpada programada do temporizador desligar pouco antes de 11 horas.
Rindo na escuridão, apoiei meu instrumento contra a parede por instinto, e coloquei o arco em uma prateleira de uma estante próxima. Meu telefone se iluminou no estande de plantas, sinalizando um SMS, e eu fiquei no escuro, lendo e respondendo.

Joseph: Quando você vai estar de volta no campus?
Eu: Provavelmente domingo. Você?
Joseph: Sábado.
Eu: Drama familiar?
Joseph: Não. Minha carona precisa voltar logo.
Joseph: Deixe-me saber se você estiver de volta mais cedo. Eu quero ver você.
Joseph: Eu preciso desenhar você novamente.
Eu: Ah?
Joseph: Tenho feito por um par de memórias, mas elas não estão à mesma coisa.
Joseph: Não consegui obter a forma de sua mandíbula. A linha de seu pescoço.
Joseph: E seus lábios. Eu preciso passar mais tempo olhando para eles e menos tempo provando-os.
Eu: Eu não posso dizer que concordo com esse conceito.
Joseph: Mais de ambos, então. Mande-me um SMS quando você voltar.

Ok, então dormir estava fora de questão.
Reli o texto enquanto lembranças furtivas de seus lábios ondulavam através de mim, acendendo pequenas chamas de desejo que cresceram e se fundiram com as minhas lembranças da noite de sábado reproduzidas em detalhes gráficos. Em pé no escuro, eu fechei os olhos.
Eu deveria estar furiosa ou pelo menos desconfiada, com que Joseph/Jace estava interessado, mas tentar desenvolver alguma indignação com seu pecado de omissão, eu simplesmente não podia. Concluí que eu estava com sobrecarga de ressentimento entre Kennedy e Buck, e em comparação, Joseph parecia mais um enigma do que um risco. Meu plano para ele, afinal, tinha sido usá-lo como, Operação Fase Bad Boy, e não era como se eu tivesse sido totalmente clara sobre isso.
Tentando conseguir lidar com as minhas reflexões voláteis, peguei uma garrafa de água na geladeira e subi as escadas para o meu quarto, o único lugar ainda aceso em toda a casa.
Quando eu chequei o meu e-mail, vi que havia um de JMaxfield entre as ofertas de crédito e informações listserv, e meu coração deu um salto aumentando o ritmo. Ele enviou esta tarde, horas antes de nossa troca de SMS. Fora da faculdade, eu estava começando a ligar o meu tutor com Joseph, o Joseph que falou comigo através desse pseudônimo de Jace. Eu queria saber por que, mas eu não queria perguntar, queria que ele me dissesse.

Demetria,
Eu descobri que o Bait & Tackle adicionou café e Wi-Fi, juntamente com um novo nome para promover esses recursos inovadores. O proprietário não se preocupou em fazer uma placa nova, ele apenas fixou uma placa caiada antiga com a original. Agora na placa pintada à mão lê-se:
Bait & Tackle & Coffee, e em “café, diz “& Wi-Fi”.
Eles têm três pequenas mesas e algumas irregulares cadeiras estofadas em floral, como no Starbucks, como se tivesse sido decorado com móveis de venda de jardim da avó de alguém. É o único lugar na cidade que está aberto hoje, por isso está lotado. O café não é realmente horrível, mas essa é a melhor recomendação que eu posso honestamente dar. E, previsivelmente, o lugar inteiro cheira a peixe, tipo que deprecia o ambiente do pretendido bistrô.
Será que o seu dia saiu como o planejado?
Você está trancando e ligando o alarme da sua casa toda noite, certo? Eu não quero ser insolente, mas você disse que estava indo para casa sozinha.
JM

Jace,
Sim, eu sou amplamente qualificada em trancar à noite. O sistema de alarme de última geração está totalmente ligado. (E eu não estou ofendida. Agradeço a preocupação.)
Passei o dia no meu ex. Seus pais não têm ideia de que terminamos, ele nunca disse a eles, por algum motivo. Foi estranho. Eu não sei por que eu deixei ele me convencer a ir. Ele quer me ver sábado para “conversar. Posso voltar para o campus cedo. Eu ainda não decidi.
Eu vou sair com minhas amigas amanhã, assim deve ser mais divertido.
E a sua família? O que você fez?
DL

Eu não tinha certeza de quando receberia a minha resposta, desde que ele precisava do Bait & Tackle & Coffee & Wi-Fi para o sinal. Depois de uma noite agitada que se arrastou, deixando-me mais esgotada, fiz café e olhei meu e-mail da faculdade. Sem surpresa, não havia nada de novo de JMaxfield na minha caixa de entrada. Eu pensei sobre o SMS de Joseph, mas o que eu posso dizer? Que eu me virava na cama à noite toda, pensando em suas mãos em mim?

10 comentários: